fbpx

UPSA realiza demolição de obra irregular

27/10/16

Nesta quinta-feira (27), a Urbanizadora Paranoazinho (UPSA) iniciou a derrubada de um prédio construído de forma irregular no Jardim Europa II, no Grande Colorado. O empreiteiro projetava construir um edifício com mais de 200 quitinetes nos fundos dos condomínios Vivendas Friburgo, Colorado Ville e Jardim Europa II. A obra não tinha alvará de construção e estava sendo erguida à revelia da UPSA. Apesar de ser proprietária da área, a empresa teve que ir à Justiça para recuperar a posse do imóvel e interromper a irregularidade, como parte de um compromisso assumido junto ao Governo do Distrito Federal de atuar contra a ocupação desordenada do solo.

Entre os vizinhos, era unânime a reivindicação pela interdição e demolição do prédio. A conclusão do edifício promoveria um caos na região, uma vez que não havia qualquer tipo de planejamento da infraestrutura para acomodar as centenas de novos moradores. “A grande maioria é contrária. Hoje sofremos com a entrada e saída de caminhões. Um novo prédio complicaria demais, fora a sujeira e emissão de poluentes. Já temos um trânsito muito complicado em função da pista estreita, sem contar o perigo de atropelamento”, relata o síndico do condomínio Vivendas Friburgo, Ido Larry Alberti.

A única via de acesso ao lote é uma rua praticamente sem calçadas, onde, em alguns trechos, só um carro transita por vez. A passagem não atende de forma adequada nem mesmo quem vive nos arredores. Além da precária infraestrutura urbana, o prédio não tinha projetos para drenagem da água pluvial e captação do esgoto, além de jamais ter tido qualquer tipo de aprovação pelo Poder Público, configurando um risco ao meio ambiente.

Apesar das tentativas de negociação promovidas pela UPSA, o empreiteiro foi orientado pelos seus advogados a não fazer acordo e a empresa acabou ingressando na Justiça em 2010, com ação reivindicatória para recuperar a posse do lote. À época havia apenas indícios de que o ocupante pretendia ali edificar e, em menos de um ano, o empreendimento estava sendo anunciado em folhetos de venda. “Estamos trabalhando e vamos regularizar todas as moradias da Fazenda Paranoazinho. Nosso objetivo é que cada metro quadrado tenha a sua escritura. E paralelamente estamos atuando para interromper as especulações que acontecem principalmente nas áreas comerciais da região. Temos várias outras obras com embargo judicial”, explica Ricardo Birmann, diretor-presidente da Urbanizadora.

A vitória da UPSA já transitou em julgado, ou seja, a outra parte não pode mais recorrer. O imóvel já está sob a posse e supervisão da Urbanizadora Paranoazinho. Após a limpeza do local, a Urbanizadora vai rever os projetos de regularização do Jardim Europa II e estudar a destinação mais adequada para o terreno.

Veja fotos da demolição em nossa página do Facebook.

Ascom UPSA

Mais notícias