29/04/15
Duas integrantes do Conselho Brasileiro de Lideranças em Placemaking produziram, recentemente, o Guia do Espaço Público. O objetivo do documento é contribuir com ideias e práticas para criação e manutenção de espaços que estimulem a relação entre as pessoas e entre a comunidade e as cidades. O manual apresenta o conceito de Placemaking e seu desenvolvimento no país; as características e benefícios de espaços públicos bem sucedidos; e os princípios para a criação desses espaços.
Placemaking significa “fazer lugares”. O conceito, no entanto, vai além do planejamento e do desenho urbano; envolve a criação, dentro de um espaço, de atividades e conexões culturais, econômicas, sociais e ambientais. Para produzir o material, Paola Caiuby Santiago e Jenniffer Heemann trabalharam com a Project for Public Spaces (PPS) em Nova York. A PPS é uma organização sem fins lucrativos que atua no planejamento e na concepção de espaços públicos para construção de comunidades mais fortes.
Acesse o Guia e confira o resultado do trabalho.
Fonte: Ascom UPSA