Quando a UPSA adquiriu a antiga Fazenda Paranoazinho, a área já estava ocupada por mais de cinquenta parcelamentos (também chamados de “condomínios”). Esses assentamentos foram constituídos ilegalmente, por meio da grilagem de terras que assolou diversas regiões do Distrito Federal.
Desde então, a equipe de urbanistas e advogados da UPSA desenvolveu uma metodologia técnica e jurídica para viabilizar a regularização dessas ocupações, onde vivem quase 30 mil pessoas.
A metodologia inovadora e pioneira já permitiu a aprovação e registro imobiliário de 25% dos lotes da região!
Além disso, essa “tecnologia de regularização” desenvolvida pela UPSA serviu de modelo para inúmeros processos de regularização promovidos pelo Governo do Distrito Federal, pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal, contribuindo para a recuperação do ordenamento territorial e da legalidade em todo o DF.
Em breve, cada metro quadrado da Paranoazinho terá a sua escritura! Esse é o nosso compromisso!
Veja abaixo a lista dos condomínios inseridos na antiga Fazenda Paranoazinho:
“Sabendo que a finalidade de todos é a regularização, a mediação parece um bom caminho, porque a gente coloca tudo à mesa, tudo o que for naturalmente objeto da mediação, e consegue destravar coisas, que pela via jurídica ou pela via do embate do confronto, demorariam muito mais tempo e gerariam um dano coletivo muito maior.”
- Thiago de Andrade -
Secretário de Estado da Gestão do Território e Habitação (Segeth)
“A mediação (da Segeth) foi mais um passo importante no diálogo para a regularização do Grande Colorado. O objetivo é alcançar essa tão sonhada regularização, tanto por parte do governo, como por parte dos entes envolvidos: a UPSA e os condomínios do Grande Colorado.”
- Divino Sales -
Administrador Regional de Sobradinho
“Com o habite-se agora estou fechando uma felicidade que começou quando vim pra cá. Quando tiver com meu habite-se na mão, eu tenho minha residência, em todos os sentidos, regularizada.”
- Francisco Domingos -
Condomínio Vivendas Friburgo