01/11/13
Com população estimada em 98 mil habitantes, Sobradinho II é uma região formada por pessoas de classe média: a renda média é de R$5,5 mil. A maioria vive em imóveis em terrenos não legalizados, ou seja, 60%. Os dados constam na Pesquisa Distrital por Amostra de Domícilios de Sobradinho II, divulgada pela Codeplan.
A pesquisa aponta que a região apresenta baixos índices das taxas de violência e analfabetismo: apenas 1,25% da população não sabe ler ou escrever; e 1,52% declara ter sofrido algum tipo de violência, sendo quase metade refente a furtos.
A força de trabalho da cidade também é alta. A população é composta 65,01% de pessoas entre 15 e 59 anos, o que expressa positivamente a força de trabalho local, de acordo com a economista Iraci Peixoto, da Diretoria de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas (Dieps) da Codeplan.
Dependência
Juscânio Umbelino, gerente de Base de Dados da Dieps, ressaltou a dependência da região em relação ao Plano Piloto, questão percebida também nos estudos já feitos em outras regiões, e sugeriu maior atenção à economia da cidade para um melhor desenvolvimento e diminuição dessa dependência. Uma dessas dependências é o próprio local de trabalho. Apenas 18,04% trabalham na região, enquanto 44,92% precisam se deslocar para a região central de Brasília.
(Fonte: Jornal de Brasília)