16/05/13
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal, Eduardo Brandão, recebeu na semana passada representantes da Urbanizadora Paranoazinho (UPSA) e da multinacional canadense Conestoga Rovers & Associates (CRA), recentemente contratada pela Urbanizadora para elaboração do Plano Básico Ambiental (PBA) de toda a Fazenda Paranoazinho. Vários técnicos e gestores da SEMARH e do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) também participaram da reunião.
Na ocasião, o Diretor-Presidente da UPSA, Ricardo Birmann, e o Coordenador de Estudos Ambientais da CRA Brasil, Affonso Novello Neto, apresentaram a proposta de plano de trabalho para elaboração do PBA. A princípio, o projeto será subdividido em 23 planos, programas e subprogramas para atender todo o conjunto de exigências ambientais do processo. Um dos destaques da reunião foi o anúncio da decisão da UPSA de implantação de um Programa de Gestão Ambiental, um programa adicional que não faz parte das exigências de licenciamento. “Com ele, damos um passo além e teremos um mecanismo técnico e legal para gerir e fiscalizar o andamento de todos os programas que serão realizados pela UPSA e empresas contratadas”, explica Birmann.
Sobre a Conestoga Rovers & Associates (CRA):
Uma das maiores empresas de consultoria ambiental no mundo, fundada no Canadá no inicio da década de 70, a CRA conta hoje com 93 escritórios espalhados pelo mundo. No Brasil, a empresa atua desde 2005 e conta com aproximadamente 90 colaboradores distribuídos entre suas unidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Manaus e Belém.
Habituada a trabalhar com empreendimentos em todas as escalas, por todo o Brasil e em diversos outros países, a CRA tem uma enorme experiência na elaboração de projetos e estudos ambientais. Sem dúvidas, a sua contratação pela UPSA contribuirá com o processo de readequação urbana e ambiental da Fazenda Paranoazinho, trazendo valorização e qualidade de vida para toda a população da região.