28/11/12
Inaugurada em 1967, a Estação de Tratamento de Esgotos de Sobradinho foi projetada para atender uma população de 40 mil habitantes, com capacidade média de 86 litros por segundo (l/s). Hoje, com o crescimento desordenado da região, a estação recebe os resíduos de uma população bem superior a qual foi projetada, residentes na localidade e expansões.
Para atender o aumento da demanda, a ETE de Sobradinho está sendo reformada. Após a conclusão da primeira expansão, prevista para o primeiro semestre de 2013, a vazão tratada será ampliada para 196 litros por segundo (l/s). O projeto da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB) prevê ainda, uma segunda expansão que está sendo licitada para atender as demais ocupações da região.
Muitos condomínios da região, incluindo os que estão dentro da Fazenda Paranoazinho, não contam com o serviço de coleta e tratamento de esgoto – consequência da ocupação irregular e desordenada. Para reverter esse quadro, a CAESB está realizando uma série de estudos técnicos nas áreas já ocupadas, tema já tratado em outro post. A região que abrange os condomínios de Sobradinho (Grande Colorado, Contagem, Império dos Nobres e RK), por exemplo, está na fase de contratação de empresa para instalação das redes de esgotos. Para a construção das elevatórias, a companhia já iniciou o processo licitatório.
A ETE de Sobradinho opera 24 horas por dia e conta com seis operadores, um técnico e um engenheiro químico para seu pleno funcionamento. O controle e o monitoramento do material recolhido são realizados com apoio de laboratórios, que executam análises físico-químicas e biológicas.
Passo a passo do tratamento de esgoto:
Na Figura 1 é possível visualizar as etapas de tratamento de esgotos da ETE Sobradinho:
ETE de Sobradinho
Vazão do projeto: 86 l/s
Vazão média atual: 98 l/s
Área de atendimento: Sobradinho
Tipo de Tratamento: lodos ativados + tratamento químico
Corpo receptor: Ribeirão Sobradinho
Endereço: Setor de Indústria, ao lado da Quadra 1 de Sobradinho
Telefone: (61) 3591-2604
(Com informações da Assessoria de Comunicação da CAESB)