28/04/16
O crescimento das cidades afeta diretamente os cidadãos e o meio ambiente, e isso se reflete diretamente na qualidade de vida. Quais políticas de desenvolvimento urbano têm sido aplicadas? Esse e outros questionamentos serão debatidos no seminário “Cidadania e qualidade de vida nas cidades”, promovido pelas Promotorias de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) e do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema). O evento será realizado em 12 e 13 de maio, no auditório do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 6 de maio.
Para o promotor de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística Dênio Augusto de Oliveira, o propósito do seminário é disseminar a ideia de que todos somos responsáveis pela cidade em que vivemos: “A cidade é talvez a maior expressão do nível civilizacional de um povo. O cuidado com que seus espaços são planejados e protegidos revela o grau de comprometimento da população, e não apenas dos governos, em construir um amanhã mais justo e próspero para todos.”
PROGRAMAÇÃO
No seminário, serão discutidos assuntos relacionados à política de desenvolvimento urbano, à preservação do patrimônio cultural, aos desafios da à mobilidade urbana, às parcerias público-privadas na gestão de parques e ao papel da mídia na busca da cidadania, entre outros. Os painéis terão a mediação e a exposição dos temas por membros do MPDFT e do Executivo local, docentes, jornalistas e representantes de setores ligados aos temas do evento. Clique aqui e confira a programação completa.
Este é o quinto encontro temático promovido pelas Prourb e Prodema. O seminário é realizado pela Comissão de Aperfeiçoamento de Membros (CAM) do MPDFT com o apoio da Fundação Escola Superior (FESMPDFT) e da Associação do MPDFT (AMPDFT). O primeiro foi realizado em 2008, com o tema “A tutela do Direito Urbanístico como forma de concretizar o princípio da dignidade da pessoa humana“. A edição seguinte ocorreu em 2013 sobre “O direito às cidades sustentáveis“. Em 2014, foi debatido “O desafio do planejamento urbano e a sustentabilidade no Distrito Federal” e, no último ano, foi realizado o simpósio “A concepção modernista de Brasília e a perspectiva da mobilidade urbana”.
Fonte: MPDFT