07/07/15
Quem transita ou mora próximo à Avenida São Francisco em breve terá motivos para comemorar. Para dar fim às inundações e aos alagamentos na via, a UPSA contratou empresa especializada em saneamento ambiental para viabilizar e melhorar o sistema de drenagem do local. A tecnologia permitirá o escoamento do volume de água da chuva por dispositivos como bocas de lobo e tubulações até o córrego Paranoazinho.
De acordo com especialistas, hoje o sistema no Setor Habitacional Grande Colorado é insuficiente, pois existe apenas nas áreas internas dos parcelamentos. Na parte externa, as águas das chuvas correm superficialmente. Com isso, moradores e comerciantes passam por diversos transtornos: as lojas são invadidas pela água e o trânsito fica caótico.
A falta de drenagem também provoca graves problemas ambientais, prejudicando a qualidade da água do corpo hídrico e a biodiversidade da região. Os principais problemas são o carregamento de resíduos sólidos para o leito do córrego Paranoazinho e o escoamento das águas naturais. O solo também não resiste e, consequentemente, são gerados ou agravados os processos erosivos.
Além disso, a ausência de uma infraestrutura de drenagem adequada provoca danos na pavimentação, que é frequentemente arrancada pela força e pelo volume da água da chuva. Quando o sistema estiver solucionado, a durabilidade do asfalto será maior e consequentemente o projeto contribuirá com a redução de custos por parte do poder público, pois não haverá necessidade de operações tapa buraco – frequentes no período mais chuvoso.
O Projeto de Macrodrenagem foi aprovado pela Novacap e compõe as ações previstas no Termo de Compromisso firmado em junho de 2014 entre a Urbanizadora Paranoazinho e o Governo do Distrito Federal. O documento foi revisado para incorporar novas tecnologias e as melhores práticas de construção civil, sempre alinhado às leis ambientais vigentes. A nova versão será apresentada à Novacap para aprovação. Em seguida, a execução da obra fica condicionada à regularização de mil lotes – condição que consta no Termo.
Dentre as alternativas propostas na revisão do projeto, a melhor prevê utilização de tubulações em Polietileno de Alta Densidade (PEAD) que apresentam facilidades na instalação e manutenção. “Essa opção é mais rápida, pois não é necessário grandes escavações. Isso diminui o incômodo à comunidade durante a fase da obra, que passa a ser mais eficiente”, afirma Mirella Ritter, bióloga da Urbanizadora.
Ascom UPSA