01/06/15
Campanha coordenada pela ONU estimula a adoção de práticas mais conscientes
Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, Brasília recebe uma programação especial entre os dias 1º e 7 de junho. A campanha é coordenada pela ONU Verde e tem como tema “Sete bilhões de sonhos. Um planeta. Consuma com moderação”. Com o objetivo de estimular práticas mais conscientes, a iniciativa também divulgará publicações e adotará a hashtag #EuSonhoVerde.
O Cine Brasília exibirá dez filmes sobre consumo sustentável, sempre a partir das 19h. Ao final das sessões haverá um debate com convidados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). No domingo (7/6) ocorrerá o Passeio Ciclístico, no Eixão Sul (altura da quadra 102), das 8h30 às 12h. Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição online.
No âmbito do Governo do Distrito Federal, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) está promovendo o Junho Verde, uma agenda com ações de preservação e educação ambiental. No último domingo (31/05), por exemplo, foi realizado o evento Cerrado Sem Fogo, com a participação da equipe do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PPCIF). Na ocasião foi lançado o aplicativo DF100Fogo, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e pela Fundação Jardim Botânico.
O dispositivo pode ser instalado em celulares com sistema Android e promete ser útil na identificação de focos de incêndio nas proximidades do Jardim Botânico. A ideia é que a população também possa denunciar queima de podas ou lixo. O aplicativo permite o envio de mensagens de voz, texto ou fotografias, além das coordenadas geográficas do local. Uma central receberá os alertas e acionará a equipe responsável pelo combate.
No Jardim Zoológico as pessoas poderão plantar mudas, participar de palestras, fazer visitas técnicas aos bastidores da unidade e assistir peças teatrais. Confira a programação completa. Já no dia 4 de junho, no Parque Saburo Onoyama, em Taguatinga, haverá a abertura do programa Brasília nos Parques. A iniciativa pretende estruturar e revitalizar os 72 espaços da capital com capacidade para ser utilizado no lazer da comunidade.
Ascom/UPSA
*Com informações da ONU Verde e Sema