12/12/13
Representantes do Governo do Distrito Federal e a equipe técnica da Urbanizadora Paranoazinho estiveram no Condomínio Vivendas Lago Azul para conversar com os moradores dos condomínios do Grande Colorado. Em pauta, as obras de infraestrutura e a alocação de áreas para equipamentos públicos: dois itens essenciais dentro do processo de regularização dos parcelamentos urbanos no Distrito Federal. Síndicos e moradores de 20 condomínios prestigiaram o evento.
Junia Bittencourt, presidente da UNICA-DF, mediou o debate que contou com a presença da Secretária de Regularização de Condomínios do Distrito Federal, Lene Santiago, do coordenador técnico do Grupar, Fernando Negreiros, e do diretor da UPSA, Ricardo Birmann.
Lene Santiago abriu a rodada de conversa destacando a importância da questão da dominialidade estar resolvida para que o processo seja encaminhado dentro dos órgãos responsáveis. “A regularização não depende apenas das decisões do Governo, temos outros atores envolvidos como o Ibram, Ministério Público, proprietários das áreas, dentre outros. Se não há dúvidas quanto ao domínio do parcelamento, como no caso da Fazenda Paranoazinho, os processos terão prioridade na análise técnica”, destacou a Secretária.
Dentro da região do Grande Colorado temos condomínios que estão em área da União (Vivendas Lago Azul e Vivendas Bela Vista), dentro da Fazenda Paranoazinho (Colorado Ville, Jardim Europa, Jardim Europa 2, Mansões Colorado, Solar de Athenas, Vivendas Colorado (parcial), Vivendas Colorado 2, Vivendas Friburgo, Grren Ville, Império dos Nobres (parcial) e Park Colorado).
Já a presidente da UNICA, destacou que é fundamental seguir as orientações do Ministério Público, sem as quais o processo de regularização pode parar em qualquer etapa. “O MP entende que o processo precisa caminhar e sinaliza com a regularização por setor como solução mais viável no momento: uma área não anda sem que as demais tenham atendido as exigências, no caso do Grande Colorado”, explica.
“É importante aproveitar esses encontros com os moradores para mostrar que a regularização é fundamental para a valorização da área, o que é bom para todos”, ressaltou o diretor da UPSA, Ricardo Birmann. A empresa está desenvolvendo projeto das obras de drenagem pluvial e das compensações urbanística e ambiental. “Como forma de resolver esse entrave estamos em diálogo com o Governo para a assinatura de um Termo de Compromisso, no qual a UPSA se comprometerá com a realização de todas as obras e melhorias necessárias, caso a regularização dos parcelamentos seja aprovada”, explicou Birmann. Ele também tranquilzou os presentes lembrando que todas as obrigações previstas no Termo de Compromisso serão da empresa e não dos moradores.
Após a fala dos convidados, foi aberto o debate com os representantes dos condomínios. Dentre os participantes podemos destacar o Carlos Henrique, morador de condomínio e vice-presidente da ÚNICA, Sólon Persina, membro da comissão de moradores do Jardim Europa 2, dentre outros.
Vale lembrar que a UPSA está aberta ao diálogo com todos os moradores interessados em entender melhor o processo de regularização. Entre em contato conosco e marque uma reunião individual ou com a comissão de moradores do seu condomínio. Será um prazer atendê-los.
Entre em contato conosco!
Mais fotos aqui.