fbpx

Brasília recebe 8º Fórum Mundial da Água

06/03/18

Durante o período de recuperação da maior crise hídrica de todos os tempos, Brasília receberá a 8° edição do Fórum Mundial da Água (FMA). Considerado o mais importante evento corporativo de preservação e uso consciente de água no planeta, o Fórum acontecerá entre os dias 18 e 23 de março no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

O evento é realizado pelo Conselho Mundial da Água (WWC, em inglês) e nesta edição conta com a parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente, e com o Governo de Brasília, com a atuação da Secretaria de Meio Ambiente e da Agência Reguladora de Águas do DF (ADASA).

De acordo com os realizadores, o evento “contribui para o diálogo do processo decisório sobre o tema em nível global, visando o uso racional e sustentável deste recurso”.

Acontecendo ao mesmo tempo em vários lugares, o Fórum conta com uma estrutura dividida em vários espaços temáticos, feiras e exposições ocorrendo ao mesmo tempo que as palestras e discussões principais. A EXPO, no Estádio Mané Garrincha, terá a Participação de governos de outros países e empresas multinacionais do ramo expondo produtos para o público do evento. Coca-Cola, Ambev e Nestlé estão entre as multinacionais que confirmaram presença.

FAMA E OUTROS PONTOS DE VISTA

Paralelo ao 8° Fórum, também acontecerá o FAMA, Fórum Alternativo Mundial da Água. Segundo o ambientalista Thiago Ávila, que participa da construção do evento, “o FAMA hoje é o maior evento em defesa da água no planeta. Ele foi criado a partir dos povos para se contrapor à lógica da água enquanto mercadoria e objeto de lucro de grandes corporações expressa pelo 8º Fórum Mundial da Água, também chamado de Fórum das Corporações” ressalta.

De acordo com ambientalista, o 8° Fórum Mundial é onde as grandes empresas multinacionais “utilizam o poder econômico e a relação próxima com governos para tentar impor ao mundo uma agenda de privatização da água em suas mais diversas formas (aquíferos, bacias, saneamento nas cidades, etc.) ”, defende.

O FAMA ainda não tem local definido para acontecer, mas um ofício do Ministério Público Federal solicitou ao GDF que verifique a possibilidade de fornecer local para o acampamento dos participantes, preferencialmente no Eixo Monumental, próximo ao 8° Fórum Mundial da Água.

Leia na íntegra essa e outras matérias da Edição 26 do Jornal Nosso Bairro

Mais notícias