fbpx

Alunos de Arquitetura visitam Sobradinho pelo Projeto Praça da Gente

29/08/17

No último sábado, 26 de agosto, alunos do curso de Arquitetura da Unieuro visitaram a antiga praça Santos Dumont, hoje Teodoro Freire. A ação faz parte do projeto Praça da Gente, desenvolvido pela Urbanizadora Paranoazinho (UPSA) em parceria com a Unieuro e a Administração Regional de Sobradinho, que se estende até novembro, quando uma proposta final de revitalização do espaço, sob o olhar da comunidade, será apresentada.

Elias Rocha, diretor de articulação da Administração Regional, destacou que a visita dos alunos à praça “trouxe uma perspectiva muito mais apurada, para unir os pleitos dos moradores da região com as melhorias necessárias para estes espaços”. O diretor da Administração contou que a praça vem sendo objeto de reivindicação da população, que procurou o poder público em busca de melhorias no local. Ele destacou que a praça era usada apenas para eventos religiosos e não havia mais nenhum tipo de iniciativa para oferecer lazer à comunidade.

Para mudar a dinâmica de utilização do local, Rocha apontou que diversas ações estão sendo feitas atualmente para ativar o espaço e atrair a comunidade, como a feira de orgânicos, que acontece no sábado e a feira de artesanato, que busca valorizar o trabalho dos artesões locais e ocorre aos domingos.

Os universitários ressaltaram que o projeto é uma experiência onde os projetos da faculdade ganham escala real, proporcionando uma vivência de campo.  “Estamos aqui para pensar um processo de revitalização onde a população volte a ocupar o espaço e fazer uso dele de maneira prática”, relatou o estudante André Barbosa, do terceiro semestre de Arquitetura.

Já a estudante Simone Rufino, destacou a importância da participação da comunidade na concepção de projetos desse tipo. “Os moradores nos abordaram para falar sobre o local, vieram de maneira espontânea para nos ajudar. Houve uma curiosidade muito grande da comunidade. A população está atenta sobre o que acontece em volta dela”. A estudante disse estar empenhada em tornar a praça “um lugar onde os moradores locais se sintam em casa, e conhecendo as necessidades locais nós conseguiremos projetar um lugar que seja, de fato, ocupado”.

Do ponto de vista acadêmico, a coordenadora do curso de Arquitetura da Unieuro, Ana Flávia Costa, explicou que experiências como a Praça da Gente fazem com que o aluno “se aproxime da prática, da realidade, fazendo com que ele extrapole também os limites da sala de aula e tenha vivências para ampliar os conhecimentos de pesquisa, como também aplicar as metodologias usadas no curso em situações concretas”.

A professora ressaltou que visitas como estas são importantes para que os alunos entendam que o objetivo de iniciativas urbanas sempre devem ser a comunidade local. Não podemos desenvolver projetos assim estando distantes da comunidade, porque este espaço tem um significado para esta população”, salienta. A intenção, segundo Ana Flávia, “ é que o projeto de alguma maneira faça uma intervenção no uso desse local para extensão de lazer ou outras atividades dessa comunidade”.

Saiba mais:

“Praça da Gente” avança na terceira etapa com Workshop Design Thinking

Praça da Gente: ideia geral é apresentada a alunos-projetistas

Arte na praça: projeto artístico vai sacudir Sobradinho todo sábado

Ascom UPSA

Mais notícias