fbpx

UP Entrevista: Administradora Regional de Sobradinho, Jane Klébia

Foto: Nick Elmoor

03/04/17

Na Administração desde julho de 2016, recentemente assumiu interinamente as Regiões Administrativas de Sobradinho II e da Fercal. Jane Klébia defende a gestão participativa, considera os anseios da comunidade da qual também é moradora, e age como interlocutora entre população e governo. No ano passado, a RA de Sobradinho ficou entre as cinco mais bem avaliadas de todo o DF.

UPSA – Quais as conquistas da atual gestão?

Jane Klébia – Tenho garimpado os poucos recursos e articulado com os órgãos para as melhorias virem para Sobradinho. É muito importante não ficar no gabinete e ir pra rua. Convoco grupos organizados, ouço demandas e direciono. No começo, faziam fila na Administração, hoje confiam. Conseguimos emendas para reformar, nos próximos dias, a tradicional Feira Modelo, e a Novacap entregará estacionamento para o local. Não tenho problema em executar emenda de deputado, se houver investimento, aplicaremos. Outro exemplo são os comerciantes da Área de Desenvolvimento Econômico, que pleiteavam há mais de oito anos um viaduto para não ficarem isolados pela BR-020. Junto ao DER, fizemos esta sugestão no projeto do BRT na saída Norte, que está em fase de finalização. Só precisavam ser ouvidos.

UPSA – Como funcionará a parceria com os empresários?

Jane Klébia – A iniciativa privada poderá nos procurar para adotar espaços públicos durante seis meses a dois anos. A ideia é fazer a manutenção de balões, paradas de ônibus, bibliotecas e praças em troca de publicidade. A cidade ficará arborizada, limpa e alocaremos nossos recursos em outras questões. O termo de parceria foi aprovado pela Procuradoria Geral e passa por ajustes na Secretaria das Cidades.

UPSA – A RA fiscaliza obras irregulares?

Jane Klébia – Não podemos mais fazer esse serviço, é responsabilidade da Agefis. Só solicitamos a intervenção. No segundo dia que assumi Sobradinho II e Fercal, houve derrubada de nove casas e a população se assustou. Nomeamos lideranças e, segundo a Bruna Pinheiro (presidente da Agefis), todas estavam em área pública, sem necessidade de notificação prévia. Ela garantiu que, se não houvesse novas construções, não derrubaria. A comunidade vai monitorar e denunciar essa possível retomada, além de resgatar a documentação para verificarmos com Terracap, Ibram e Codhab se seriam áreas passíveis de regularização, só isso vai dar a segurança jurídica para que não passem mais por esse susto. Nos estabelecimentos comerciais, verificamos com a Agefis a possibilidade de se enquadrarem na legislação, evitando que fechassem, não seria bom. Nossa ideia é ajudar na fiscalização.

UPSA – É a primeira vez que alguém assume três administrações de uma vez. Isso ajuda?

Jane Klébia – Pra mim, é tudo Sobradinho. A divisão facilita, mas se somarmos a população de Sobradinho I e II com a da Fercal, ela é, em tese, menor que Ceilândia e Taguatinga. Essa dimensão não impede um trabalho harmônico, se tiver direcionamento. Estamos experimentando a gestão, despacho nas três, verifico se os servidores estão estrategicamente posicionados para replicar os mesmos conceitos e abordagens, o respeito pelas pessoas, recebendo todos, que é a marca que pretendemos deixar. A Administração deve servir a comunidade.

UPSA – Existe proposta de Sobradinho ter uma única Administração?

Jane Klébia – Não. O governador me convidou para assumir interinamente as outras duas. Enquanto não acontece a exoneração, trabalho sem pensar nisso. Uma coisa é fazer o planejamento daquilo que acredito e outra, ainda mais legítima, é atrelar o conhecimento como gestora e moradora aos interesses da comunidade, atendendo as demandas.

UPSA – Os condomínios têm sido alvo de assaltos. Quais as propostas para a segurança pública?

Jane Klébia – Fui à Nova Colina tratar dos parcelamentos que surgem em uma velocidade assustadora e ameaçam moradores. Já destruíram a guarita de outro condomínio. Falei com o delegado para realizar perícia e fornecer segurança. Há relatos de motoqueiros andando armados ostensivamente, precisei do apoio da Polícia Militar para realizar essa reunião. Vou encaminhar ao Comitê de Governança do Território, coordenado pela Casa Civil, um relatório com as ocorrências e os crimes graves. Solicitamos outra reunião com Caesb, CEB, Agefis, Ibram e Terracap para discutir as invasões, existe risco de ocorrer tragédia.

UPSA – E a divisão das poligonais?

Jane Klébia – O desenho não é exatamente o que os síndicos gostariam. Ao assumir a Administração, consegui mudar os parcelamentos da BR-020 para Sobradinho I. Já o Grande Colorado, Contagem, Setor Oeste e Setor de Mansões foram para Sobradinho II. Não se pode dividir o setor habitacional e, no momento oportuno, provocaremos essa discussão. Agora ficou mais fácil com uma gestora das três RAs. É confuso, a delegacia utiliza um critério e o posto de saúde, outro. Então talvez a discussão facilite as competências administrativas. Ainda esse ano o projeto será encaminhado à Câmara Legislativa e acredito que o desenho, reformulado.

*Matéria publicada na 20ª edição do Jornal Nosso Bairro

Ascom UPSA

Mais notícias