fbpx

Equipe da Urbanizadora elogia novo mapa do GDF

Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

09/09/16

O Governo do Distrito Federal lançou um mapa dinâmico que oferece dados georreferenciais da capital do país. O conteúdo, disponibilizado em plataforma digital, pode ser acessado por qualquer internauta e apresenta aspectos da malha cicloviária, de escolas, lotes, equipamentos de esporte, levantamento topográfico, além de itens presentes no Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT). Clique aqui para conhecer a novidade.

Os colaboradores da Urbanizadora Paranoazinho (UPSA) elogiaram o sistema. “O mapa é uma bela iniciativa porque oferece transparência, aumentando a consciência do cidadão sobre aquilo que é regular ou não. Também é bom para investidores saberem em quais locais podem aplicar recursos. E para nós, da área jurídica, é importante porque mostra a evolução das ocupações irregulares desde a década de 60. Ainda não testei todos os recursos, mas acredito que ganharemos tempo, porque antes precisávamos da área técnica para montar as imagens para nós”, destaca o advogado da UPSA Manoel Walter.

Thaynã Castro, uma das arquitetas da Urbanizadora, concorda. “É uma ferramenta maravilhosa. Vai poupar muito tempo, antes não tínhamos os dados compilados. As imagens são bem nítidas, com boa qualidade. De maneira geral, gostei bastante da organização do mapa e da quantidade de informação distribuída. Vai auxiliar principalmente os leigos”.

Como funciona – Na parte superior do sistema, abaixo das abas do menu, o usuário poderá abrir uma das 43 camadas disponíveis. Ao clicar em Mobiliário Esporte e Lazer, o visitante poderá ver a localidade exata de parquinhos, quadras de futebol, pontos de encontro comunitário e outros. Ao pressionar em Legenda de Camadas, no canto direito superior, ele saberá o que cada símbolo na tela significa, o que facilita a busca.

A construção e operacionalização do mapa fica a cargo da Secretaria de Gestão do Território e Habitação (Segeth) e os dados são alimentados por órgãos que tratam do tema, como Agência de Fiscalização do DF (Agefis), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e as Secretarias de Educação, de Fazenda e de Infraestrutura e Serviços Públicos. Entidades públicas ou particulares que desejarem colaborar devem atender a interesses públicos e seguir as regras e padrões da Infraestrutura de Dados Espaciais. Para garantir a continuidade da ferramenta, foi assinado decreto de criação da Infraestrutura de Dados Espaciais do Distrito Federal (IDE/DF), que estabelece a promoção da transparência ativa por meio da divulgação das geoinformações referentes a Brasília. Ou seja, incentiva todos os órgãos governamentais a incluir no local dados de relevância pública.

Ascom UPSA
Com informações da Agência Brasília

Mais notícias