fbpx

Faltam escolas na região dos condomínios

06/12/12

 

O acesso à educação é um direito de todas as crianças e adolescentes. Mesmo assim, muitas têm que percorrer longas distâncias, caminhando ou de ônibus, para chegar até sua escola. Na região da Fazenda Paranoazinho, a situação não é diferente. Assim como as demais áreas irregulares, ocupadas sem planejamento prévio, os moradores sofrem com problemas de infraestrutura e déficit de equipamentos públicos como postos de saúde, delegacias e escoladas.

Centro Educacional 02 - Sobradinho/DF

Centro Educacional 02 – Sobradinho/DF

Quem mora na região reclama da distância que a maioria dos estudantes tem que percorrer diariamente. “O acesso é muito difícil. Aqui perto ainda temos algumas escolas com ensino fundamental, mas para quem está no ensino médio, o jeito é ir para Sobradinho ou Plano Piloto”, comenta o comerciante Iornio Serralha. Outro morador da região, o Edmar Araujo (29 anos) faz uma ressalva quanto ao estado das unidades de ensino. “As condições físicas das escolas deixam muito a desejar; os espaços precisam ser reformados para atender melhor as crianças”, destaca.

A jornalista Mirela Lopes que mora no Setor de Mansões há 12 anos acha que a situação já melhorou um pouco nos últimos anos. “Implantaram uma escola na Vila Rabelo, o que deve ter facilitado bastante a vida dos moradores que tem filhos em fase escolar. Mas a região é grande e certamente precisa de mais unidades de ensino”, destaca.

O número de escolas é um dos problemas que irá melhorar com a regularização dos parcelamentos. Para acomodar os equipamentos públicos como escolas, delegacias, hospitais; a Urbanizadora Paranoazinho destinou lotes fora dos parcelamentos, no esforço de não interferir nas áreas internas dos condomínios. “Estamos compensando o déficit de equipamentos públicos com áreas externas aos condomínios, porém, dentro do setor habitacional correspondente”, explica Ricardo Birmann.

De acordo com o site da Secretaria de Educação do Distrito Federal a região de Sobradinho, cidade administrativa mais próxima da região dos condomínios conta com 37 escolas. Confira a relação completa aqui.

Mais notícias